quinta-feira, 9 de abril de 2015

Curiosidades do AV - A Série Grand Prix (Parte 4 de 4)



Grand Prix 4


      Grand Prix 4, ou GP4, foi o quarto e último jogo da série Grand Prix, lançado em 2002. Foi produzido e desenvolvido pela MicroProse, distribuído pela Infogrames e designado por Geoff Crammond. Foi lançado apenas para PC (Windows), versões para Xbox e Nintendo GameCube chegaram a ser planejadas mas foram canceladas por razões desconhecidas.

      O jogo se tratava da temporada oficial de 2001 da Fórmula 1, trazendo todos os carros, pistas e pilotos licenciados pela FIA. Grand Prix 4 serve essencialmente como uma atualização gráfica e sazonal de Grand Prix 3, que havia sido lançado em 2000, o jogo manteve o mesmo motor de física da série. No entanto, GP4 entrou no mercado em um momento muito menos hospitaleiro do que os seus três antecessores e o game enfrentou forte concorrência com estúdios criadores de jogos de F1, como a ISI que desenvolveu o F1 Challenge 99-02 na mesma época.



      As novidades do GP4 em relação ao seu antecessor GP3 eram várias. Talvez a maior delas fosse o modo em que as 17 pistas presentes no jogo foram modeladas. Usando equipamentos de GPS (Global Positioning Satelite) e mais de 30 mil fotografias, os programadores foram capazes de conferir uma semelhança visual perfeita. Para o jogador ocasional os benefícios param por ai. Contudo, para o "piloto", a grande novidade é o realismo "topográfico" que esta modelagem das pistas produziu, com um impacto significativo na forma de configurar e dirigir o carro em cada circuito. Esse impacto se resume em uma palavra: "cambagem".

      Curvas que antes eram "flat", ou seja, sem nenhuma cambagem ou ângulo em relação a linha do horizonte, passaram a ter sua representação real no modelo do circuito. Cambagens positivas ou negativas, em relação à direção da curva, causam desvios nos parâmetros de aderência, estabilidade e tração que devem ser compensados nas configurações do carro e na forma de dirigir (mais precisamente: "atacar", executar e sair da curva).

Com o novo sistema de GPS, cada curva foi fielmente representada no jogo (Foto: reprodução / Picard / Moby Games)

      Outra grande melhoria em relação a versão anterior foi na inteligência artificial dos pilotos. Os programadores conseguiram melhorar um dos pontos mais fortes e impressionantes da série Grand Prix. Nessa nova versão os pilotos NPC (comandados pelo computador) reagem em função da "pressão" que é exercida sobre eles. Dirigir "colado" na traseira de um piloto inexperiente, emparelhando a cada tomada de curva, aumenta a probabilidade deste piloto incorrer em um erro de pilotagem. Além disso, cada piloto ganhou seu estilo próprio de pilotagem, suas próprias técnicas. Essa combinação de atributos diferentes pelos diversos pilotos criou um "universo" de situações extremamente realistas como batidas, erros de pilotagens, ultrapassagens e estratégias de "pit-stop" que não possuem paralelo em nenhum outro simulador. É a simulação indo além da física dos elementos básicos envolvidos - carro e pista - atingindo o comportamento dos pilotos e, consequentemente, todo o desenrolar da corrida.

      Porém nem só de elogios o jogo viveu, no seu lançamento o game apresentava vários bugs. Muitos deles foram corrigidos por um patch que mais tarde foi incluído com o jogo de varejo (em mídia física). Além disso, embora seja possível para jogar o jogo via LAN, jogar multiplayer via internet não foi possível devido a restrições de licenciamento. Algumas pessoas conseguiram contornar essa limitação mais tarde.

Em Grand Prix 4, cada piloto possuía seu próprio estilo de pilotagem (Foto: reprodução / Picard / Moby Games)

      Depois que o game foi lançado, a comunidade dos ''modders'' foi frustrada em relação ao formato de conversão de pistas do jogo, levou dois anos após o lançamento para ser descoberto uma forma de "crackear" a fórmula de criar circuitos para o game, os primeiros circuitos lançados foram Shanghai, Istambul e Jerez.

      Hoje em dia, o GP4 ainda é popular, um de seus pontos mais fortes são os mods. Existem mods de várias temporadas de Fórmula 1 junto com seus circuitos detalhadamente criados e reproduzidos com eram em cada época, feitos por jogadores.

      Fonte: Moby Games / Wikipedia

      Leia mais:

O mod da temporada de 1991 é um dos mais populares entre os jogadores (Foto: reprodução / DrivingItalia.net)

A chuva também foi melhorada em relação ao Grand Prix 3 (Foto: reprodução / Picard / Moby Games)

    

      Vídeos:

     
       Gameplay Grand Prix 4 - Créditos: Formulaluke (YouTube)



      Gameplay Grand Prix 4 - Créditos: Soarin Peterson (YouTube)


2 comentários:

  1. Cara.. uma pena ele não ter evoluido o multiplayer.. seria um rival a altura para o rFactor. Bateu uma nostalgia agora... acho que vou instalar e dar umas voltas, rs! Belo trabalho Adrian

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    1. Obrigado pelo apoio Vinicius, sem dúvida esse foi e ainda é um grande jogo. Já passei horas e horas jogando.

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